quarta-feira, 8 de junho de 2011

Palavras do Nosso Bispo sobre a Assembléia Extraordinária do novo Diretório dos Sacramentos

Caríssimos irmãos e irmãs no Senhor, desejo a todos: graça, proteção e bênção de Deus!
Estamos iniciando o mês de junho. Preparamo-nos para o segundo semestre de 2011, renovados pelo poder do cristo ressuscitado e pela força do espírito santo. Suplicamos a Deus que nos fortaleça e capacite para vivermos os dias que estão por vir com a mesma alegria e a mesma disposição para o serviço do Reino, trabalhando com dedicação e empenho na vinha do Senhor.
No dia 20 de maio, na Escola Virgem de Lourdes, estivemos reunidos em assembléia diocesana de pastoral, em caráter extraordinário, para a apresentação do Diretório Diocesano dos Sacramentos, um projeto antigo da Igreja de Campina Grande, retomado com maior afinco em julho de 2010, no intuito de promover a comunhão na unidade da ação pastoral na administração dos sacramentos, em todas as paróquias e comunidades de nossa Igreja particular.
Em programas anteriores, falamos a respeito da preparação do Diretório dos Sacramentos e dissemos que o primeiro passo nesta direção foi dado a partir da articulação da equipe de trabalho encarregada de preparar e apresentar um esboço do Diretório de Pastoral Sacramental. Explicamos detalhadamente o que é o Diretório dos Sacramentos e qual a sua finalidade, a fim de ordenar e regulamentar a práxis sacramental em nossa Diocese, desde a preparação e formação até a administração e recepção dos sacramentos, sobretudo os da iniciação cristã.
Tratou-se de um esforço conjunto no desejo de melhor adequar as exigências da prática sacramental aos desafios sócio-culturais do contexto da evangelização, em especial nos centros urbanos. Em todo o processo de elaboração e redação do Diretório, foram dados passos importantes na formulação das orientações a respeito de cada um dos sacramentos. Evidenciamos que os sacramentos e a sagrada liturgia nunca são propriedade privada de alguém, nem do celebrante nem da comunidade onde os sagrados mistérios são celebrados. A liturgia pertence à Igreja, sendo um patrimônio espiritual que revela a natureza e o valor de comunhão da Igreja, expressão da sua catolicidade.
Por conseguinte, frisamos que toda a liturgia, sendo obra de cristo e de seu corpo que é a igreja, é ação sagrada por excelência. As normas para as celebrações expressam e protegem o mistério vivido e celebrado. Desse modo, não se deve conduzir nem por interesses humanos, nem pela necessidade de afirmação pessoal, nem por influência do mundo, enquanto mera novidade e modismo. Evidenciamos a necessidade de promover uma catequese mistagógica, que ajude a redescobrir o significado dos gestos, das palavras e dos ritos na sagrada liturgia, capaz de auxiliar os fiéis a passar dos sinais ao mistério e envolver nele toda a sua existência.
Assim, o Diretório Diocesano dos Sacramentos tem por finalidade não apenas regulamentar a prática dos sacramentos e sua preparação, mas, também, zelar para que os fiéis, através da celebração dos sacramentos e da sagrada liturgia, sejam cada vez mais conduzidos a cristo e introduzidos nos mistérios de deus, sendo iluminados na condução de suas vidas e acolhidos sempre mais em nossas comunidades eclesiais, na profunda vivência da dimensão do serviço. Por essa razão, com alegria e satisfação, apresento o diretório diocesano dos sacramentos a todos os que constituem a Igreja de Cristo que está em Campina Grande. Rendamos graças a Deus, por mais essa conquista, gratos também a todos que colaboraram na sua preparação.

Com Pascom Diocesana

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário