Paróquia


Um pouco de nossa história...

Até o início do século XX Caraúbas e Santa Ana do Congo eram capelas pertencentes a freguesia de São João do Cariri-Paróquia de Nossa S. dos Milagres. No dia 04 de outubro de 1923, o Acerbispo Metropolitando da Arquidiocese da Paraíba, Dom Adalto Aurélio de Miranda Henriques, decretou o desmembramento dessas Capelas da freguesia de São João do Cariri, instituindo canonicamente Caraúbas como matriz da Paróquia São Pedro. Este mesmo desmembramento aconteceu com as capelas de Barra de São Miguel e Riacho de Santo Antônio que pertenciam a Paróquia de São Bento-Cabaceiras, e passaram a pertencer a Paróquia de São Pedro. Depois da fundação da Paróquia passaram por aqui vários padres: Pe. José Apolinário, Cônego Bandeira Pequeno Sobrinho, Pe. Inácio Cavalcante, Pe. Apolônio Galdêncio e Pe. João Noronha. 

Cônego Bandeira tinha muita devoção a São Pedro e hoje um dos hinos que se canta na paróquia é de sua autoria, o cônego passou 16 anos a frente da paróquia. Depois de seu falecimento, o bispo Diocesano D. Otávio Aguiar enviou o Cônego João Marques Pereira que atuou por cinco meses em nossa paróquia e ao mesmo tempo assumia administrativamente a Paróquia N. Sra. da Conceição em Serra Branca. 

Recém ordenado,  Pe. José Dias tomou posse no dia 17 de fevereiro de 1957 e passou 3 anos na paróquia. 

Em 28 de abril de 1960, a paróquia acolheu o vigário de Sumé, Pe. Paulo Roberto de Oliveira que assumira os trabalhos pastorais de nossa paróquia sob a autorização de Dom Otávio de Aguiar. Pe. Paulo esteve a a frente da paróquia por mais de 40 anos.

Um pouco debilitado e cansado das atividades pastorais, Pe. Paulo contou com a ajuda dos padres Redentoristas e das Irmãs Canisianas (Irmãs de São Pedro Canísio) que muito contribuíram pastoralmente na criação de comunidades em nossa paróquia, realizando formações litúrgicas e trabalhos sociais. Aqui agradecemos a pessoa do Padre José Luiz Ferreira Salles (hoje Bispo Diocesano de Pesqueira - PE) que coordenou este lindo trabalho pastoral.


Durante esta caminhada passaram por nossa Paróquia:

Dom Moisés Coelho (Arquidiocese da Paraíba) 
Dom Anselmo Pietrulha
Dom Otávio Barbosa Aguiar
Dom Manuel Pereira da Costa
Dom Luís Gonzaga Fernandes
Dom Matias Patrício de Macedo
Dom Jaime Vieira Rocha
Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz Ofmcap


Com a saída de Padre Paulo, Dom Jaime comunica em carta circular o novo administrador de nossa paróquia, Pe. Rogério Epifânio Roque que ficou conosco por mais de 4 anos. No ano de 2010 nossa paróquia recebe um novo sacerdote, Pe. Ijaelson Clidório Pimentel que passou o período de um ano a frente da comunidade. Padre José de Souza, também nomeado por Dom Jaime administrou a paróquia durante um ano; este período foi marcado pelo desmembramento da comunidade de Barra de São Miguel que se tornou paróquia no ano de 2012.

Depois da saída de Padre José de Souza contamos com o apoio administrativo do Padre Joselito Ferreira que com muito amor  permaneceu de janeiro a dezembro de 2012 a frente da paróquia. Neste mesmo ano, a Diocese de Campina Grande recebe de abraços abertos seu 7º bispo Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz.

Com a chegada de Dom Delson, o nosso pastor diocesano nos enviou Pe. Manoel Cristino que foi  empossado em nossa paróquia no ano de 2013. 


Em 2015, Dom Delson nomeia o nosso atual administrador paroquial, Padre Gustavo Ferreira de Souza.

Paróquia São Pedro 93 anos de Evangelização 1923-2016.

Pascom