sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Dom Manoel Delson cria 4 Vicariatos na diocese de Campina Grande e nomeia Vigários Episcopais

Na manhã desta quarta-feira, dia 19, o bispo de Campina grande, dom Manoel Delson, anunciou a criação de 4 Vicariatos na diocese, nomeando seus Vigários Episcopais. O novo Vigário Geral também foi anunciado. As decisões foram comunicadas em reunião extraordinária do Conselho Presbiteral, realizada na Cúria Diocesana.
O Vigário Geral passa a ser o pe. José Assis Pereira Soares (Paróquia de N. Sra de Fátima), substituindo pe. Márcio Henrique. O pe. Luciano Guedes (Catedral) foi nomeado Vigário Episcopal para a Cidade; o pe. Aparecido Francisco Camargo (Santa Rosa de Lima) nomeado Vigário Episcopal para as Cidades Interioranas; o pe. João Paulo Souto Vitor nomeado Vigário Episcopal para a Pastoral, assumindo a função de coordenador Pastoral, substituindo o pe. Aparecido Camargo; e o pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes (N. Sra. Do Rosário) foi nomeado Vigário Episcopal para a Administração.
Dom Delson já havia anunciado a decisão de criar os Vicariatos na diocese de Campina Grande, que tem vasta extensão territorial e um complexo de mais de 50 paróquias e áreas pastorais. O bispo fez uma consulta ao clero, mas explicou que a decisão foi pessoal, feita após muita reflexão e oração.
A posse dos vigários acontecerá no dia 8 de dezembro, dentro das solenidades de Nossa Senhora da Conceição, padroeira diocesana.
OS VICARIATOS
O Vicariato é uma estrutura diocesana que tem a finalidade de facilitar o trabalho e o acompanhamento pastoral, descentralizando as atividades do bispo. O Vicariato pode ser territorial ou ambiental e, no caso de Campina Grande, foram criados dos dois tipos. Os territoriais: Vicariato Episcopal para Campina Grande (paróquias situadas na cidade) e Vicariato Episcopal para as Paróquias Interioranas (nas demais cidades que compõem a diocese). Os ambientais: Vicariato Episcopal para a Pastoral e Vicariato Episcopal para a Administração.
O objetivo maior de um Vicariato é o de criar um elo de união, comunhão e partilha entre os padres, religiosas (os), leigos e o bispo diocesano. Tudo isso em vista de se estabelecer laços mais fortes para que os projetos pastorais se concretizem de maneira eficaz.
Os Vicariatos e seus Vigários episcopais atuarão em profunda unidade com o bispo, que permanece centro dessa unidade e estrutura da Igreja Diocesana.

O VIGÁRIO-GERAL
De acordo com o Direito Canônico, documento que rege a Igreja Católica, o Vigário Geral é o colaborador mais direto do Bispo diocesano no governo da diocese. Para todos os casos que envolve a Igreja particular, ele exerce uma função de colaborador direto do Bispo.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário